quarta-feira, 8 de julho de 2015

Ministério da saúde parte II



Líquido às refeições

Mesmo que consumir bastante água durante o dia seja saudável, deve-se ter cuidado para não ingeri-la durante as refeições. “O alimento não deve ser misturado com água. Tomada às refeições, a água reduz o fluxo de saliva; e quanto mais fria a água, maior o dano causado ao estômago. Limonada ou água geladas, tomadas às refeições, retardarão a digestão até que o organismo tenha provido suficiente calor ao estômago, habilitando-o a retomar o seu trabalho. Mastigai devagar, permitindo que a saliva se misture com o alimento. Quanto mais líquido se coloca no estômago às refeições, mais difícil se torna a digestão do alimento; pois o líquido precisa ser absorvido primeiro.” (– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 106).
Faço uso de algumas observações da pesquisadora Eliza Biazzi que são muito importantes para a saúde. Aqui estão algumas delas:
1 - Digestão dos amidos. Os cereais (trigo, arroz, milho, aveia..) e as feculentos (batatas, mandioca...) têm grande quantidade de amido, e exigem, para uma boa digestão e aproveitamento, a ação de enzimas que acompanham a saliva. Com o uso de líquidos às refeições, o fluxo da saliva é reduzido, trazendo grandes prejuízos à digestão.
2 - Digestão das proteínas. Os alimentos de natureza protéica necessitam de quantidade adequada de Ácido Clorídrico no estômago, para que tenham correta assimilação. Entretanto, ao se ingerir líquido às refeições, dilui-se o Ácido Clorídrico, dificultando o processo de digestão e absorção das proteínas.
Importância do Ácido Clorídrico:
·        Transforma as Proteínas
·        Atua no Metabolismo do Cálcio, Ferro. Vitamina C, Magnésio, Fósforo, Vitaminas A, K, D, B1, B2. etc.
·        Produtor de defesas (destrói as bactérias que se ingere com os alimentos).
·        Tem ação germicida.
Lembrar que:
a)     Sem vitamina B1 não se forma HCL (Ácido Clorídrico);
b)    Os antibióticos destroem o HCL;
c)     O HCL é um componente do suco gástrico.

Frituras

Outro grande inimigo da saúde são as frituras. Mesmo que a maioria delas sejam apetitosas e tentadoras, não se precisa comentar tanto a esse respeito, pois é sabido que: “Frituras em alta temperatura, principalmente as gorduras de origem animal, decompõem-se em ácidos gordurosos e glicerina. Se a temperatura for muito alta, formam-se, além destes, outros produtos, como a acroleína, que tem efeito irritante sobre os órgãos digestivos.
Provocam: - dificuldades na digestão, perturbações intestinais, tais como colites, fermentações intestinais...
Exemplo: pastéis: Farinha (amido) com gordura com alta temperatura, a gordura forma um envoltório ao redor dos grãozinhos de amido, impedindo que, na mastigação, estes sejam atacados pela saliva. Somente depois de dissolvida a gordura pela bile, no intestino delgado, é que se pode efetuar a digestão do amido.” ( – Nutrição e Vigor, pág. 150).

Estimulantes:

Os estimulantes em sua diversidade também são inimigos da saúde que devem ser usado com bastante moderação. Saiba que o sabor agradável pode virar até doenças.
“O uso de estimulantes anti-naturais é danoso à saúde, e tem influência obscurecedora sobre o cérebro, tornando-lhe impossível apreciar coisas eternas. “(Conselhos sobre o regime alimentar, pág. 48).
Vejamos agora alguns tipos de estimulantes:

Cafeína

É estranho falar mal de uma bebida tão consumida em nosso país. Mas nem sempre o que é muito consumido é saudável. Como exemplo a cerveja, ela talvez seja uma das bebidas mais consumidas no país, mas não significa ser saudável o seu consumo. Mesmo que seja de forma moderada.
Hoje empresas que industrializam esse alimento fazem uso das palavras de profissionais de saúde para defender o uso do produto. Elas sabem que se a população se conscientizar dos malefícios do café, a comercialização irá diminuir e quem sairá perdendo com tudo isso?

Guaraná

Com o guaraná não é diferente. Mesmo sendo uma bebida muito agradável, devido possuir cafeína em alto teor, acaba de certa forma sendo prejudicial se consumida sem moderação.  “Como explica o professor Orestes Scavone, da cadeira de Plantas Medicinais e Tóxicas do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo. Sendo o produto natural com maior concentração de cafeína (4,5%, teor mais alto que o encontrado no café), o guaraná age sobre o sistema nervoso e as fibras musculares ocasionando a diminuição do cansaço.
O professor Scavone, porém, garante que não existem contra-indicações, a não ser no caso de cardiopatas. Ele adverte, entretanto, que o guaraná não deve ser ingerido durante muito tempo ininterruptamente, pois 'não é interessante que o organismo seja submetido por longos períodos a um estimulante, mesmo que ele seja natural.” (– VEJA, 07/05/1980).

Bebida do tipo cola (coca cola, Pepsi cola etc.. .)

A cafeína também está presente em outras bebidas como coca cola, Pepsi cola etc.. .
Se quiser saber quais os malefícios trazidos por essas bebidas, experimente você mesmo. Pegue uma garrafa de coca cola, uma esponja e lave o pára-choque enferrujado de seu carro. Você verá que a coca-cola deixará o pára-choque espelhando. Agora imagine o que ela fará com o seu estômago.  Sem esquecer de outros malefícios que essas bebidas podem trazer ao organismo humano. Dessa forma se entende que essas bebidas são inimigas da saúde também.
Quanto a cafeína presente nela, vejamos alguns malefícios dela. “O efeito de beber cafeína em seu estado puro como nas bebidas do tipo cola e com o estômago vazio, é muito mais danoso do que beber a mesma quantidade de cafeína envolvida em ácido tanínico, no café ou no chá. A ameaça à saúde e felicidade de nossa gente está alcançando proporções muito maiores devido a essa expansão de vendas...” (– Sugar Blues, 130-134).

Ø    COMER EM DEMASIA

“Comer em demasia, mesmo que se trate de alimentos simples, entorpece os nervos sensitivos do cérebro, enfraquecendo sua vitalidade. O comer em excesso exerce sobre o organismo um efeito pior que o trabalhar em excesso; as energias da alma são mais efetivamente prostradas pelo comer intemperante do que pelo trabalho intemperante.” (– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 102).
A Bíblia chama ao comer em demasia de glutonaria. A esse respeito que o apóstolo Paulo nos diz: “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19 - 21). Como já foi mencionado, “não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.”
A pesquisadora Biazzi apresenta algumas regras que ajudam a comer menos:
1.     Mastigar devagar os alimentos.
2.     Usar maior quantidade de alimentos naturais: frutas, verduras, cereais integrais.
3.     Não tomar líquidos com as refeições.
4.     Limitar as variedades de alimentas numa mesma refeição (três é o melhor).
5.     Usar uma terceira refeição leve.
"Com a mente servimos ao Senhor". Te., 14

Ø    OS CONDIMENTOS
“Nesta época de pressa, quanto menos estimulante for a comida, melhor. Os condimentos são prejudiciais em sua natureza. A mostarda, a pimenta, as especiarias, os picles, e coisas semelhantes, irritam o estômago e tornam o sangue febril e impuro.” (– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 339). Esses condimentos que adicionamos aos alimentos podem deixá-los apetitosos, mas trazem conseqüências amargas.
Entre esses condimentos está o vinagre.

Ø     VINAGRE

"As saladas são preparadas com óleo e vinagre, há fermentação no estômago, e a comida não é digerida, mas decompõe-se ou apodrece; em conseqüência, o sangue não é nutrido, mas fica cheio de impurezas, e surgem perturbações hepáticas e renais." (– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 345).
Nem precisamos enfatizar os malefícios do vinagre, pois creio que o leitor já o conhece.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Diante de tantos alimentos prejudiciais mencionados, você agora pode perguntar: ainda existe algum alimento saudável?
Não há dúvidas de que com a poluição ambiental, fica difícil se encontrar um alimento saudável integralmente. Mas se podem evitar os prejudiciais em sua totalidade.
Se você se preocupar em apenas se alimentar daquilo que Deus determinou para seu povo e se abster daquilo que prejudica o ser humano, será possível ter alimentação saudável.
“Cumpre-nos estudar o plano original de Deus para o regime do homem. Aquele que criou o homem e lhe compreende as necessidades, designou a Adão o que devia comer: "Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, ... e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-ão para mantimento." Gên. 1:29. Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a "erva do campo". Gên. 2:5.
Cereais, frutas, nozes e verduras constituem o regime dietético escolhido por nosso Criador. Estes alimentos, preparados da maneira mais simples e natural possível, são os mais saudáveis e nutritivos. proporcionam uma força, uma resistência e vigor intelectual, que não são promovidos por uma alimentação mais complexa e estimulante.”(– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 81).
Uma pessoa que nasceu e cresceu tendo uma alimentação totalmente inversa a planejada por Deus poderá perguntar: O que irei comer? Se comendo de tudo, não me alimento bem, imagine comendo apenas alguns alimentos?
Posso citar nomes de pessoas famosas que possuem uma alimentação saudável. A Xuxa Meneguel, o rei Pelé, etc.., são exemplos. Você pode dizer que elas se alimentam bem porque têm dinheiro. Mas isso não é verdade. Para se ter uma alimentação saudável não precisamos ser ricos, basta ser sensato e procurar fazer a vontade de Deus no que diz respeito a forma de se alimentar. Deus não recomenda nada, que você não possa fazer. Saiba que tudo o que o Criador manda fazer é para o seu bem.

CONSUMO DE AGUA

A água é outro remédio da natureza muito importante para se ter saúde. Mesmo que se dê tão pouco valor a ela e grande parte dos mananciais esteja poluído,  ainda é possível se consumir bastante água em sua abundância. Toda pessoa adulta e de massa normal deveria ingerir dois litros de água por dia. Porém alguns cuidados devem ser considerados. A água não deve ser consumida em grande quantidade só de uma vez. E como já foi mencionado, não se deve ingerir água durante as refeições.

REPOUSO
        
A saúde também está relacionada com o descanso. O organismo humano precisa de uma quantia de sono todos os dias. Alguns de uma quantia a mais, outro de menos, mas todos precisam de descanso.
         Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e a longo prazo. Estudos comprovam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso à doença.
O cérebro humano representa apenas 2% do nosso peso total, mas usa aproximadamente 20% do oxigênio consumido por todo nosso corpo quando está em repouso. Ele é um órgão complexo que só recentemente tem sido desvendado com mais profundidade.
O repouso é também muito importante para a saúde. São do sábio Salomão as palavras: “Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco, quer coma muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir.” (Eclesiastes 5:12). Infelizmente não tem sido dado muito valor a esse remédio.
É normal trabalhar até tarde, dormir tarde e acordar cedo. E poucas horas têm sido separadas para o descanso. Na verdade a falta de repouso se tornou um hábito adquirido desde a infância. Com o desenvolvimento tecnológico e o surgimento da internet as pessoas já acordam conectadas. Vão ao trabalho ou escolas conectados de maneira que dificilmente tem tempo para o repouso.
Uns gastam a saúde para ganhar dinheiro, para depois gastarem o que ganharam na recuperação dela. Tudo seria diferente se fosse tirado o tempo necessário para o repouso.
Há pouco tempo faleceu um grande empresário que usou toda a sua vida para construir um império. Ganhou milhões de reais, mas não teve tempo para desfrutá-lo.
De que valeu todo o dinheiro que ganhou? Para que serviu todo o dinheiro que juntou?  De quanto precisou para ser feliz?
Agora aquele homem está morto e enterrado como todos os demais mortos inclusive os mendigos que já faleceram. Toda a fortuna que adquiriu está sendo agora desfrutada pelos netos que não precisaram sacrificar um momento se quer, para serem felizes.
Hoje ele finalmente repousa, mas não desfruta do que construiu. Ele precisava de tudo o que adquiriu para ser feliz?
"O homem é o único animal que se obriga a trabalhar além do necessário e indicado, negando-se ao repouso ainda que sinta necessidade do mesmo. Já os outros animais repousam após o trabalho, interrompendo-o quando cansados ou em determinados períodos de tempo (á noite, por exemplo).” (________,Aspectos Teológicos e Práticos das Leis Naturais pág. 28).
AR PURO

“A influência de ar puro e fresco é no sentido de promover a circulação do sangue de maneira saudável através de todo o organismo. Ele refresca o corpo e tende a torná-lo forte e saudável, ao mesmo tempo que sua influência é de maneira decidida sentida sobre a mente, propiciando-lhe certa medida de calma e serenidade. Ele ativa o apetite e torna a digestão do alimento mais perfeita, permitindo sono saudável e tranqüilo.”(– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 104).
“Deve-se conceder aos pulmões a maior liberdade possível. Sua capacidade se desenvolve pela liberdade de ação; diminui, se eles são constrangidos e comprimidos. Daí os maus efeitos do hábito tão comum, especialmente em trabalhos sedentários, de ficar todo dobrado sobre a tarefa em mão. Nesta postura é impossível respirar profundo. A respiração superficial torna-se em breve um hábito, e os pulmões perdem a capacidade de expansão. Idêntico efeito é produzido por qualquer constrição. Não se proporciona assim espaço suficiente à parte inferior do peito; os músculos abdominais, destinados a auxiliar na respiração, não desempenham plenamente seu papel, e os pulmões são restringidos em sua ação.
Assim é recebida uma deficiente provisão de oxigênio. O sangue move-se lentamente. Os resíduos, matéria venenosa que devia ser expelida nas exalações dos pulmões, são retidos, e o sangue se torna impuro. Não somente os pulmões, mas o estômago, o fígado e o cérebro são afetados. A pele torna-se pálida, é retardada a digestão; o coração fica deprimido; o cérebro nublado; confusos os pensamentos; baixam sombras sobre o espírito; todo organismo se torna deprimido e inativo, e especialmente suscetível à doença.”(– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, 104-105).

EXERCÍCIO FÍSICO

Nunca foi plano de Deus que seus filhos vivessem no sedentarismo.
Por isso que quando criou os nossos primeiros pais, não os fez para ficarem parados. “Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar.” (Gêneses 2:15). E conosco não deve ser diferente.
O sedentarismo pode ser um dos maiores causadores de enfermidade, pois a máquina humana não foi criada para ficar na inércia. O ser humano quanto mais tempo parado, mais propensa fica a doença.
Quem quer viver só descansando, basta ficar sem fazer nada que em pouco tempo estará descansando por toda eternidade.
Todavia, não devemos esquecer que em tudo deve haver moderação, inclusive no trabalho. O certo é trabalhar, se exercitar e descansar. Mas aqueles que só querem descansar, logo farão isso para sempre. E os que querem apenas trabalhar, logo deixarão de fazê-lo.
"Em todos os casos possíveis, andar é o melhor remédio para os físicos enfermos, pois nesse exercício todos os órgãos do corpo são postos em uso. Muitos que dependem da cura de movimento poderiam fazer mais por si mesmos pelo exercício muscular do que os movimentos o podem fazer por eles. Em alguns casos, a falta de exercício faz com que os intestinos e músculos se tornem enfermos e contraídos, e esses órgãos que se tornaram doentios por falta de uso poderão ser fortalecidos pelo exercício. Não há exercício que possa substituir o andar." – CS, 200

LUZ SOLAR
         Muitas doenças poderiam ser evitadas se fosse dado o devido valor a luz solar. É verdade que com a destruição da camada de ozônio, a luz solar também pode ser prejudicial. Por isso se deve tomar os devidos cuidados ao se tomar banho de sol. Quando uma pessoa se expõe a uma radiação em horários impróprios, os raios solares podem causar-lhe doenças de pele inclusive o câncer.
          E qual deveria ser a maneira correta de usufruir dos raios solares? É uma pergunta que não precisa ser respondida neste trabalho, pois todos devem saber. O que é mais importante é tirar uma parte de seu tempo para usufruir dessa tão maravilhosa benção, que é o sol. Faça isso nem que seja uma vez por semana.
         Você acabou de ver os oito remédios divinos. Eles são gratuitos e disponíveis a todos, inclusive a você. Resta apenas usufruir deles. Saiba que: “A doença nunca vem sem causa. O caminho é preparado, e a doença convidada, pela desconsideração para com as Leis da Saúde.” (– Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 122). Se atentarmos para a natureza, veremos que ela nos oferece o melhor. Infelizmente o homem está destruindo-a, conseqüentemente, destruindo os remédios que Deus nos concede através dela. Mas ainda resta muita coisa a ser aproveitada por nós. Basta olharmos de maneira diferente que veremos tanta coisa que de outra forma não veríamos.
Se existe alguém que está mais interessado em o nosso bem – estar esse alguém é Deus. Quando estamos doentes, fica mais difícil louvar e servir a Deus. E essa é mais uma razão para Ele querer que tenhamos saúde. É para que vivamos bem e possamos melhor servi-lo.
Saiba que você vale muito para Deus. É por isso que Ele quer que tenhamos saúde. Saúde para louvá-lo, engrandecê-lo e fazer a vontade Dele.



Referências

WHITE,Hellen. Conselhos sobre o regime alimentar. CPB, Tatuí, SP 2010.

WHITE, Hellen. Conselhos sobre saúde. CPB, Tatuí, SP 2010.

BIAZZI, Elisa. Aspectos teológicos e práticos das leis naturais. CPB, Santo André, SP 1996.




Nenhum comentário:

Postar um comentário